Após meses de desenvolvimento, o bloqueador de anúncios publicitários integrado ao Google Chrome será lançado oficialmente nesta quinta-feira (15).

Como anunciado anteriormente, a ferramenta bloqueará automaticamente qualquer publicidade considerada "invasiva" pela Coalition for Better Ads, grupo que inclui organizações como o Google, Facebook e Microsoft.

O recurso foi revelado pela primeira vez em abril do ano passado e passou por implementações graduais.

Em uma nova imagem divulgada para preparar anunciantes para as mudanças, a empresa mostrou quais serão os 12 formatos de anúncios considerados impróprios em plataformas desktop e mobile – e que serão bloqueados nativamente pelo navegador. Veja abaixo:

Reprodução/Google

Antes de desativar anúncios em sites que não estiverem de acordo com as novas normas, o Google enviará mensagens alertando as páginas sobre sua irregularidade. A partir da notificação, sites terão a publicidade bloqueada após 30 dias.

Empresas que se considerarem injustamente afetadas poderão recorrer do bloqueio para ter seu caso analisado pela companhia.

[Atualização 15/02] Em nota, o Google informou que, por ora, o Ad Blocker nativo do Chrome chegará só nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Ainda não há previsao para sua chegada no Brasil e América Latina.