Em junho, indicações de que o Google planejava o lançamento de uma ferramenta de bloqueio de publicidade invasiva ao Chrome surgiram na web, mostrando que a própria empresa se preocupa com a qualidade dos anúncios mostrados em suas plataformas.

Agora, a nova funcionalidade finalmente ganhou uma data de estreia: a partir do dia 15 de novembro (via Venture Beat), o recurso nativo será ativado no navegador Chrome.

Como esperado de um companhia que tem grande parte de suas receitas vindas de anúncios, a ferramenta não bloqueará todos os conteúdos publicitários – apenas aqueles que forem considerados “ruins” de acordo com o grupo Coalition for Better Ads, que inclui organizações como o Google, Facebook e Microsoft.

A categoria inclui anúncios de página inteira, anúncios piscantes ou vídeos publicitários que se reproduzem automaticamente com som.

Sites que carregam esse tipo de conteúdo serão notificados e poderão ter os anúncios bloqueados em até 30 dias. Empresas que se considerarem injustamente afetadas poderão recorrer do bloqueio para ter seu caso analisado pela companhia.