Mesmo fundando uma conta específica para eSports no Twitter e organizando três campeonatos na E3 2017, a Nintendo ainda não tem planos para organizar competições oficiais de Super Smash Bros. A série que alavanca multidões de fãs entre os games de luta tem a atenção do presidente Reggie Fils-Aime, mas não a ponto de ter torneios profissionais como a Riot Games realiza com League of Legends.

"[Nosso apoio] é orientado a comunidade", explicou o presidente da Nintendo of America em entrevista para o Kotaku. "É possibilitando que a comunidade siga em frente. Nós temos relacionamento, obviamente, com entidades como EVO e Battlefly. Queremos fazer isso muito mais no nível básico do que a visão dos demais ao redor das ligas e as premiações e coisas dessa natureza", comenta.

O assunto teve grande repercussão depois que o jogador profissional Juan “Hungrybox” Debiedma venceu um dos grandes campeonatos dos Estados Unidos no início de junho e criticou a empresa por não dar suporte ao ramo profissional.

"Veja, nós amamos Hungrybox. Nós tivemos ele em nossos torneios. Há muita paixão na comunidade de Smash Bros., e isso é fantástico. Mas, quando ele fala sobre a falta de suporte, eu não tenho certeza no que ele está se referindo", continua, lembrando que a Nintendo já patrocinou campeonatos no EVO e na Apex.

Mas nem sempre a situação foi essa. Em 2013, a Nintendo inclusive tentou cancelar a transmissão e o campeonato de Super Smash Bros. do EVO, causando ainda mais revolta dos fãs. Reggie explicou que a empresa mudou muita a sua visão desde então.

"Vou dizer isso. Cinco, seis, sete anos atrás, quando nos reunimos com os desenvolvedores e falamos sobre Smash Bros. e o que estava acontecendo, não havia muita compreensão do que acontecia nesse espaço. E foram pessoas como Bill Trinen e JC Rodrigo e todo esse pessoal que entendia sobre isso que nos ajudaram e educaram a nossa companhia e os desenvolvedores sobre os benefícios de engajar a comunidade e possibilitar que isso acontecesse", lembra.

"Nós estamos nesse espaço social e competitivo por um bom tempo. Smash Bros. Melee tem sido um pilar no cenário competitivo dos games há muito tempo. O que nós estamos fazendo e o nosso princípio é encorajar a comunidade. Queremos permitir que ela coloque torneios e se divirta e que os jogadores possam participar nesses tipos de situações. Essa é a nossa visão desse espaço", conclui o representante.