Nintendo
Super Mario Bros. Wonder pretende “surpreender os jogadores”, diz diretor
Shiro Mouri e Takashi Tezuka detalham propósito de “renovar” Mario 2D
Quando revelado em junho, Super Mario Bros. Wonder capturou a curiosidade dos fãs com a estética e elementos de gameplay diferentes do esperado para os jogos do bigodudo. De fato, o intuito é “surpreender os jogadores”, confirmou o diretor Shiro Mouri ao Eurogamer.
Em entrevista publicada na quinta-feira (31), Mouri e Takashi Tezuka – co-criador de Mario ao lado de Shigeru Miyamoto – detalharam o propósito do desenvolvimento em “renovar” a clássica fórmula da série 2D do encanador.
Mistério e segredos
Para criar o primeiro Mario 2D em 11 anos, o time priorizou o tema de “mistério e segredos” – que também foi pilar para o primeiro Mario Bros., de 1983, explica Mouri. A diferença é que, com o passar dos anos, elementos como power-ups deixaram de ser surpresa.
“(...) O desafio se tornou que esses segredos e surpresas são cada vez mais normalizados para os jogadores. Sendo assim, pensei que seria importante criar um Mario de rolagem lateral que realmente se encaixasse na época em que vivemos agora”, disse o diretor. "É necessário se esforçar mais para tentar surpreender esses jogadores."
“Havia o sentimento de criar algo diferente, algo novo”, comentou Tezuka na entrevista, em que também explicou que a discussão principal do time foi criar um Mario que se encaixasse a geração atual de jogadores.
"Depois de Mario Maker, muitas pessoas me perguntaram sobre o que viria a seguir. (...) Disse a eles na época que ainda estávamos pensando em coisas novas para fazer. Então, estou feliz por agora termos a oportunidade de mostrá-los!”, finalizou o produtor.
Por que Mario elefante?
Outro ponto destrinchado no bate-papo – uma ocasião um tanto rara para a publisher – é o motivo da inclusão do power-up que transforma Mario e seus amigos em elefantes.
De acordo com o diretor, a vontade da equipe era que os personagens pudessem ganhar uma forma maior, com a qual poderiam destruir blocos e coletar moedas. Esse conceito foi unido à possibilidade de carregar e usar água para interagir com o Flower Kingdom.
"Tivemos diferentes ideias, mas a forma que realmente cumpriu todos esses propósitos foi, inevitavelmente, o elefante”, concluiu Mouri.
O motivo de Daisy estar no jogo
Por fim, uma curiosidade interessante revelada pela dupla ao Eurogamer é que a inclusão de Daisy como personagem jogável tem uma explicação de cunho pessoal para Mouri.
“Esta é uma anedota pessoal de família. Tenho duas filhas e, quando jogavam títulos anteriores do Mario, elas sempre brigavam para ver quem jogaria com Peach”, contou o diretor. “Incluir Daisy ajudará a resolver brigas dentro de minha própria casa, e também pensei que incluir Daisy deixaria muitos fãs de Mario felizes!"
LEIA MAIS
- Preview: Super Mario Bros. Wonder resgata e inova a magia 2D
- Super Mario Galaxy: A trágica história de Rosalina
- Nintendo Switch: Jogos com descontos de até 90%
Super Mario Bros. Wonder será lançado em 20 de outubro para Nintendo Switch. O game terá localização em português do Brasil.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!