Quando revelado em junho, Super Mario Bros. Wonder capturou a curiosidade dos fãs com a estética e elementos de gameplay diferentes do esperado para os jogos do bigodudo. De fato, o intuito é “surpreender os jogadores”, confirmou o diretor Shiro Mouri ao Eurogamer. 

Em entrevista publicada na quinta-feira (31), Mouri e Takashi Tezuka – co-criador de Mario ao lado de Shigeru Miyamoto – detalharam o propósito do desenvolvimento em “renovar” a clássica fórmula da série 2D do encanador. 

Imagem de Super Mario Bros Wonder
Nintendo

Mistério e segredos

Para criar o primeiro Mario 2D em 11 anos, o time priorizou o tema de “mistério e segredos” – que também foi pilar para o primeiro Mario Bros., de 1983, explica Mouri. A diferença é que, com o passar dos anos, elementos como power-ups deixaram de ser surpresa.  

Imagem de Takashi Tezuka e Shiro Mouri
Nintendo (via Eurogamer)

“(...) O desafio se tornou que esses segredos e surpresas são cada vez mais normalizados para os jogadores. Sendo assim, pensei que seria importante criar um Mario de rolagem lateral que realmente se encaixasse na época em que vivemos agora”, disse o diretor. "É necessário se esforçar mais para tentar surpreender esses jogadores."

“Havia o sentimento de criar algo diferente, algo novo”, comentou Tezuka na entrevista, em que também explicou que a discussão principal do time foi criar um Mario que se encaixasse a geração atual de jogadores. 

Imagem de Super Mario Bros Wonder
Nintendo

"Depois de Mario Maker, muitas pessoas me perguntaram sobre o que viria a seguir. (...) Disse a eles na época que ainda estávamos pensando em coisas novas para fazer. Então, estou feliz por agora termos a oportunidade de mostrá-los!”, finalizou o produtor.

Por que Mario elefante?

Imagem de Super Mario Bros Wonder
Nintendo

Outro ponto destrinchado no bate-papo – uma ocasião um tanto rara para a publisher – é o motivo da inclusão do power-up que transforma Mario e seus amigos em elefantes. 

De acordo com o diretor, a vontade da equipe era que os personagens pudessem ganhar uma forma maior, com a qual poderiam destruir blocos e coletar moedas. Esse conceito foi unido à possibilidade de carregar e usar água para interagir com o Flower Kingdom. 

Imagem de Super Mario Bros Wonder
Nintendo

"Tivemos diferentes ideias, mas a forma que realmente cumpriu todos esses propósitos foi, inevitavelmente, o elefante”, concluiu Mouri. 

O motivo de Daisy estar no jogo

Imagem de Super Mario Bros Wonder
Nintendo

Por fim, uma curiosidade interessante revelada pela dupla ao Eurogamer é que a inclusão de Daisy como personagem jogável tem uma explicação de cunho pessoal para Mouri. 

“Esta é uma anedota pessoal de família. Tenho duas filhas e, quando jogavam títulos anteriores do Mario, elas sempre brigavam para ver quem jogaria com Peach”, contou o diretor. “Incluir Daisy ajudará a resolver brigas dentro de minha própria casa, e também pensei que incluir Daisy deixaria muitos fãs de Mario felizes!"

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Super Mario Bros. Wonder será lançado em 20 de outubro para Nintendo Switch. O game terá localização em português do Brasil.


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