A audiência das principais plataformas de streaming caiu primeira metade de 2022. Somados os números de horas da Twitch, YouTube Gaming e Facebook Gaming, a redução foi de 20% em relação ao final de 2021, e movimento está relacionado, possivelmente, a retomada de eventos de lazer presenciais.

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De acordo com relatórios, as três plataformas totalizaram 273 milhões de horas assistidas entre abril e junho, contra mais de 320 milhões entre outubro e dezembro de 2021. Apesar da queda brusca, o movimento não surpreende, já que a maioria dos escritórios, escolas e o setor de entretenimento já retomaram as atividades presenciais.

As plataformas de streaming de jogos passaram por um crescimento exponencial durante o período de lockdown, e com a população passando menos tempo dentro de casa, é natural que o índice de espectadores caia.

Mesmo com a queda, a Twitch ainda retêm 77% de participação de mercado em horas assistidas, e 93% em horas transmitidas, apesar das mudanças no sistema de monetização. A queda foi muito mais sentida pela categoria que faz transmissão de jogos, ao passo que categorias IRL (In Real Life) e Just Chatting (Só Na Conversa), estão crescendo lentamente.

O YouTube Gaming sofreu uma queda de apenas 13%, dentro do esperado para o novo contexto, em relação ao ano passado. O Facebook Gaming foi a plataforma mais prejudicada. O volume de horas assistidas em relação ao ano passado caiu 51%, e a redução nas transmissões foi ainda maior. Apesar dos vários esforços do Facebook Gaming para atrair novos criadores, o número de horas transmitidas caiu 62%, de 20,8 milhões para apenas 7,9 milhões.