Valve anunciou que encerrou nesta terça-feira (6) o Steam Greenlight, sistema de auto-distribuição de jogos independentes do Steam que foi lançado em agosto de 2012. Ele será subtituído pelo Steam Direct, que entra em ação na terça-feira, dia 13 de junho.

Com o Steam Greenlight, desenvolvedores lançavam jogos que seriam, então, avaliados pela comunidade. Aqueles com votos positivos o suficientes seriam lançados na plataforma de distribuição da Valve.

"Logo nos primeiros dias e durante a vida do Greenlight, nós temos sido constantemente surpreendidos pelos sucessos que surgiram," a Valve disse em comunicado. "Só no primeiro ano nós vimos títulos como War For The Overlord, Evoland, Rogue Legacy e Verdun passarem pelo Greenlight e terminarem sendo sucessos enormes. Nós pensávamos que era fácil explicar porque alguns títulos se tornavam hits depois que eles eram lançados, mas quando fomos forçados a previr isso antes, nós não fomos nem um pouco precisos como achávamos que seríamos.. Até hoje vemos sucessos surpresas surgirem pelo Greenlight, como os lançamentos recentes de Dead Cells e Blackwake."

O Greenlight está sendo encerrado quase cinco anos depois do lançamento. Foram 90 milhões de votos lançados por mais de 10 milhões de jogadore svotantes. 63 milhões de pessoas jogaram algum jogo que passou pelo Greenlight antes de chegar ao Steam, totalizando 3.5 bilhões de horas gastas em games que saíram do serviço. The Forest, 7 Days to Die e Stardey Valley se encontram entre os maiores sucessos.

Durante a próxima semana, a Valve vai avaliar a última coleção de jogos aplicados ao Greenlight. Não é mais possível inscrever seu jogo ou votar. Agora, os olhos viram para o Steam Direct.

"O objetivo com o Steam Direct é dar um caminho compreensível e previsível para os desenvolvedores de todo o mundo trazerem seus jogos para o Steam," explicou a Valve. "Com isto em mente, estamos fazendo o processo mais fácil e direto possível. Um novo desenvolvedor simplesmente precisa assinar alguns documentos digitais, colocar informações bancárias e de impostos e passar por um processo de verificação de identidade rápido. Depois de completar os documentos, o desenvolvedor será convidado a pagar uma taxa recuperável de US$ 100 para o jogo que querem lançar no Steam. A taxa é retornada no período de pagamento depois que o jogo vender o equivalente a US$ 1,000."

Você pode ler mais informações (em inglês) sobre o Steam Direct no próprio site da Valve.