Mais emoções para o eSport brasileiro nesse sábado (9). O brasileiro Diego "Kelazhur" Schwimer participou nesse final de semana da WCS Montreal, um dos campeonatos oficiais do circuito oficial de StarCraft II que aconteceu durante a DreamHack Montreal, no Canadá. Apesar de realizar uma excelente campanha pela fase de grupos, o representante perdeu para o norueguês Jens "Snute" Aasgaard por um disputado placar de três mapas a um nas quartas-de-final, mas garantiu a sua classificação para o Mundial realizado pela Blizzard.

Todas as partidas da série levaram mais de 20 minutos, exigindo cuidadosas aproximações dos dois lados na disputa. A situação continuou equilibrada até o quarto jogo, mas um avanço lateral do rival europeu surpreendeu a ofensiva de Kelazhur e acabou com a pressão que ele estava realizando, mudando rapidamente o ritmo da partida e o resultado logo em seguida.

Posicionado entre a quinta e a oitava colocação do campeonato, Kelazhur garantiu mais 600 pontos no ranking ocidental do circuito, totalizando agora 3850 pontos. Com essa pontuação, ele permanece entre os oito melhores da região e garante a sua classificação nas finais mundiais do StarCraft II World Championship Series, que acontecerá na BlizzCon 2017 entre os dias 3 e 4 de novembro nos Estados Unidos.

A última participação brasileira no campeonato máximo da modalidade foi em 2012, quando Carlos "Levin" Leonardo Cruz foi ainda eliminado ainda na fase de grupos.