None


"O maior e mais perfeito jogo de Star Wars já criado"
é como a Electronic Arts define Star Wars Battlefront, título a ser lançado um mês antes da estreia de O Despertar da Força.

Para a empresa, é um ano importante para os fãs da saga criada por George Lucas e os games não poderiam não ser parte dessa celebração. Primeiro título de um acordo de 10 anos entre a Disney e a EA, Star Wars Battlefront está nas mãos do competente Dice, estúdio especializado em jogos de tiro em primeira pessoa criador da série Battlefield.

"Era importante que esse game fosse Battlefront. É um título que ressoa com os fãs da saga e gamers", nos contou com exclusividade o produtor Craig Mcleod. "Esse é nosso reboot para a série, nossa marca para ela", seguiu.

A intenção dos desenvolvedores foi dar ao jogador a liberdade de opções que eles, enquanto fãs da saga, tinham ao brincar com seus bonecos quando crianças. Espalhar pelo quarto personagens de todos os filmes e fazâ-los interagir, criando suas próprias aventuras. "Liberdade de escolha é a intenção aqui, em um mundo que capture a magia de Star Wars e sua conexão com os fãs, ao mesmo tempo dando a eles um ambiente vasto a ser explorado", disse o produtor.

Os mapas multiplayer de Star Wars Battlefront, portanto, terão elementos de batalhas de todos os filmes da saga, já que não serão retratações das batalhas como as conhecemos. Por exemplo, Speeder Bikes poderão ser encontradas no planeta gelado de Hoth, assim como andadores AT-AT em Endor (que só tinha os de duas pernas em O Retorno de Jedi). Além disso, personagens de raças distintas e com um mix de habilidades e equipamentos se enfrentarão nesses campos de batalhas, já que cada jogador poderá criar os seus. Não estranhe ao ver soldados da aliança usando em combate jet-packs como o de Boba Fett ou bolhas de campo de força como os dos droides de A Ameaça Fantasma.

Os puristas, no entanto, não foram esquecidos. Missões - a versão do game para a campanha single player - foram criadas a partir de batalhas clássicas da série. Esses segmentos poderão ser jogados de forma individual, cooperativa ou competitiva entre duas pessoas, incluindo a clássica tela dividida.

Como Star Wars é mais abrangente que Battlefield, a Dice desenvolveu algumas maneiras de tornar o produto mais acessível para novatos. Além de modos mais fáceis de jogo, uma ferramenta de compartilhamento de recursos destraváveis permite que jogadores veteranos auxiliem os mais novos ao jogarem juntos, partilhando de seus itens ou habilidades.

A demonstração, pré-gravada em uma versão pre-alpha para PS4, que pude assistir mostrava uma partida longa no modo multiplayer na lua florestal de Endor. Rebeldes e Aliança enfrentam-se na mata, riquíssima em detalhes, enquanto speeders, andadores e caças causam explosões e tensão. O que mais me chamou atenção inicialmente foi a sonoplastia. Ampliados pela qualidade do som imersivo Dolby Atmos (o game será o primeiro a dar suporte a essa tecnologia nos PCs), os efeitos sonoros pareciam bons demais. Outros games no passado já tiveram acesso aos arquivos da Lucasfilm para montar suas ambientações, mas a equipe da Dice pôde resgatar gravações originais de Ben Burt e John Williams na lendária Skywalker Sound e o resultado é sentido imediatamente. Não há um som sequer fora do lugar ou que não pertença à série.

Visualmente, a sensação foi a mesma. As fagulhas quadradas de um tiro de blaster, meio setentistas, provaram que os designers realmente estavam preocupados com a autenticidade. A modelagem também impressiona pela qualidade um tanto desgastada, envelhecida. Algo que Lucas fazia questão em seus filmes. Tal verossimilhança foi obtida graças a um processo chamado Fotogrametria, que consiste em fotografar 360 graus objetos, veículos e figurinos, usando um software para gerar um modelo 3D a partir dessas imagens. Tendo acesso a objetos de cena originais dos filmes, basicamente o que estamos vendo no jogo não serão recriações de objetos por artistas, mas retratos tridimensionais perfeitos dos objetos em si. A imperfeição que é tom da saga encontra aqui sua versão jogável.

Haverá, claro, alguma liberdade criativa, já que a premissa do game envolve justamente isso. Enquanto equipes do game viajaram para as locações dos filmes para captar perfeitamente sua essência e replicá-las no jogo, planetas nunca mostrados na série, como, por exemplo, Sullust, também encontrarão sua cota de combates. "A Lucasfilm está trabalhando conosco para desenvolver esses ambientes novos. A Islândia inspirou Sullust, um planeta com geleiras, vulcões e fábricas de Tie-Fighters, em que os nativos vivem nas profundezas. A colaboração é intensa entre as duas empresas", explicou Mcleod.

star-wars-battlefront

59 fotos
1 de 59
+54 fotos
✖︎

As surpresas da Dice incluem transferência de visão entre primeira e terceira pessoa, um sistema de parceiros - em que dois jogadores podem se ver o tempo todo e fazer respawn na posição do outro - e upgrades de poder. Esses power-ups, encontrados pelo campo de batalha, permitem que o jogador adquira veículos (seu próprio andador, por exemplo, ou um X-Wing, etc), habilidades especiais ou o controle de seu próprio herói da série! Darth Vader e Boba Fett são os confirmados até aqui - e seu jogador servirá como um capitão do time, protegendo e avançando com suas tropas.

"O equilíbrio está sendo desafiador", continuou o produtor. "Esses personagens são completamente distintos entre si. Fett é extremamente ágil e voa. Vader usa a Força e seu sabre de luz. É difícil balancear o poder de todos e fazer com que o jogador se sinta poderoso controlando um deles, que sinta o peso desse personagem. Mas é um ótimo desafio", disse.

A última novidade divulgada foi que um DLC gratuito será lançado dia 1/12 para quem comprar o game na pré-venda e dia 18/12 (mesma data da estreia de Star Wars) para todos os demais. Esse conteúdo terá a batalha de Jakku, um prelúdio à Star Wars: O Despertar da Força, com o confrontamento que culminou nas cenas de devastação no deserto do segundo teaser trailer do filme. "A batalha de Jakku aconteceu um ano após a batalha de Endor em O Retorno de Jedi", explica Mcleod. "É nosso presente aos fãs, um conteúdo gratuito e que expande a história da saga".

Star Wars Battlefront chega às lojas em 17 de novembro.

Leia mais sobre Star Wars