Foram 40 minutos de experimentação de Star Wars Battlefront II no evento EA Play, que acontece paralelamente à E3 2017 em Los Angeles. Nesse breve período, pudemos testar o novo game da DICE no mapa de Theed, capital de Naboo, com um embate entre as forças separatistas e os troopers da República.

Visualmente, o game é muito semelhante aos seu antecessor, talvez um pouco mais rico em texturas, mas a jogabilidade sofreu mudanças expressivas. Há agora um sistema de classes que torna as partidas mais dinâmicas, já que o setup de personagens traz variações facilmente acessíveis a cada respawn. Esse sistema não foge do comum em games estilo FPS...  Assault, Heavy, Officer e Specialist. 

A primeira, Assault, é um batedor equilibrado (médio alcance, granadas). A segunda, Heavy, é um combatente pesado (metralhadora, lança-foguetes). O Officer é uma espécie de engenheiro - capaz de criar torres de assalto etc - e o Specialist é um sniper. Cada classe tem armas e cards (habilidades com "cooldown") específicos, que podem ser customizados  para casar com os estilos de jogo próprios.

O mais interessante, porém, é o novo sistema de personagens e veículos especiais. No Star Wars Battlefront de 2015, para pilotar um caça, um andador, ou comandar um herói, é necessária uma dose de sorte para encontrar um dos "power ups" que surgem pelo mapa. Aqui, a sorte foi substituída por pontuação. Jogue bem - cumpra objetivos, fique perto do seu time, mate e fira oponentes - e você  acumula pontos que podem ser trocados no respawn por naves, veículos terrestres, classes especiais (como o trooper com foguete) e heróis, que aparecem acima de 5000 pontos.

Star Wars: Battlefront II

Veículos, classes especiais e heróis viraram "moeda de troca" por pontuações ao dar respawn

No novo sistema, personagens e veículos especiais são obtidos com pontos para trocar no respawn

8 fotos

1 de 8
+3 fotos
✖︎

Nas duas partidas que joguei, pude experimentar algumas naves - que funcionam exatamente como as do Battlefront anterior - e o sempre divertido trooper voador. Não deu tempo de controlar um herói, mas Darth Maul foi um inferno frequente na minha experiência, surgindo a todo instante para abrir as linhas inimigas com velocidade e poderes da Força. Do outro lado, Rey completava o curioso panorama não-canônico com uma miscelânea total de Episodios I (Naboo/droides), II (Clones), V (Boba Fett) e VII (Rey).

Infelizmente, não pude jogar o tão aguardado modo de história de Star Wars Battlefront II, mas o multiplayer robusto prova que a EA ouviu os fãs e garantirá mais horas e horas de entretenimento em uma galáxia muito distante... e o melhor, desta vez com DLCs gratuitos.

A E3 2017 vai de 13 a 15 de junho, mas as conferências já começaram no último sábado (10). O evento tem cobertura completa do The Enemy, então fique ligado para não perder nada sobre a maior feira de games do mundo.