Star Wars: Battlefront II tem causado polêmica por conta de sua economia - muitos jogadores estão revoltados com os altos grinds para obter itens e personagens dentro do jogo, incentivando uma aquisição mais fácil por meio de microtransações. Frente a pressão pública, o diretor financeiro da empresa, Blake Jorgensen, pediu paciência aos jogadores enquanto a empresa acerta os valores.

"A beleza dos jogos de hoje é que você pode ajeitá-los. O que ouvimos hoje, vamos melhorar, e tudo será melhor amanhã. Rodar um jogo como serviço é sobre prestar atenção, ouvir e reagir à comunidade para tentar desenvolver grande jogabilidade", afirmou Jorgensen durante a conferência UBS Global Technology.

Jorgensen também atribuiu as mudanças a uma estratégia de longo prazo da EA. "Os jogadores precisam entender que nós escutamos a comunidade de perto e sempre mudaremos os jogos para deixá-los melhores, para deixar a comunidade mais empolgada para jogá-los", explicou, ressaltando que o modelo de jogos como serviço, com conteúdo sendo adicionado constantemente, é um caminho a ser seguido pela empresa.

O executivo chegou a dizer que Battlefield 4 poderia ter se beneficiado dessa estratégia. De acordo com ele, o game de 2013 ainda está no top 10 dos mais jogados da empresa e poderia ter vendido mais se houvesse um "componente de serviço" nele.

Entenda o caso

Alguns usuários se revoltaram com a monetização de itens dentro do jogo e o esforço empregado para desbloquear alguns heróis - Luke e Darth Vader, por exemplo, precisavam de 40 horas para serem comprados com a moeda do jogo.

A resposta da EA à revolta dos usuários gerou ainda mais descontentamento e o post se tornou o mais rejeitado da história do Reddit. Frente ao problema, a desenvolvedora voltou atrás e diminuiu o preço dos heróis em 75%.

Star Wars: Battlefront II será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC.