Star Wars: Battlefront II protagoniza uma das maiores polêmicas envolvendo preços de jogos em 2017, mas, de acordo com um analista de Wall Street, a reação negativa é um "exagero" por parte da comunidade.

Explicando o caso a investidores (via CNBC), o analista Evan Wingren, da firma KeyBanc Capital Markets, afirmou que a reação negativa é um "risco transitório" e todo o caso foi uma "oportunidade perfeita para o exagero, já que envolve a EA, Star Wars, o (fórum de discussões) Reddit e alguns jornalistas e veículos puristas que não gostam de microtransações".

"Os jogadores não pagam demais por seus jogos, e sim pagam pouco", declarou Wingren, argumentando que a média de dinheiro gasto por hora de entretenimento é de 60 centavos de dólar, contra 65 centavos da televisão, 80 centavos de um aluguel de filme e 3 dólares por hora de uma sessão de cinema.

"Se você analisar os dados, uma hora de conteúdo de videogame é uma das formas mais baratas de entretenimento. Análise quantitativa mostra que os estúdios na verdade estão cobrando muito pouco dos jogadores, e poderiam aumentar os preços", afirmou.

Entenda o caso

Toda a polêmica começou quando os jogadores descobriram que era necessária uma média de 40 horas para desbloquear os heróis mais icônicos de Star Wars, como Luke Skywalker e Darth Vader — mesmo com as edições mais "completas" do game. A reação foi incrivelmente negativa pela comunidade, resultando no tópico mais negativo registrado no Reddit. Logo após, a EA anunciou que os preços dos heróis seriam reduzidos em 75%.

O caso também levantou suspeitas sobre as práticas de produtoras em mexer em sistemas de progressão do jogo de modo a induzir os jogadores a adquirirem mais itens por meio de microtransações. Na Bélgica, a comissão responsável por jogos já disse que vai investigar Battlefront II para determinar se suas microtransações configuram práticas de um jogo de azar.

Diante da repercussão negativa, a EA retirou temporariamente as microtransações do jogo.

Star Wars: Battlefront II está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.