O YouTube deve implementar regras mais severas para a punição de criadores que desrespeitarem as regras de conteúdo da plataforma, anunciou a CEO da empresa, Susan Wojcicki.

Em uma postagem no blog de criadores do YouTube, a executiva afirmou que as mudanças deverão criar consequências mais graves para criadores que "causa danos significativos à nossa comunidade como um todo".

"Embora esses incidentes sejam raros, eles podem prejudicar a reputação e a receita de colegas criadores, então queremos garantir que tenhamos políticas em vigor que nos permitam responder adequadamente", escreveu Wojcicki.

Para criação das novas iniciativas, o time do YouTube já está trabalhando com "dezenas de conselheiros" e usará novas ferramentas de aprendizado de máquina para criar algoritmos que evitem que conteúdos "perturbadores" cheguem ao público.

A postagem de Susan Wojcicki é motivada pela polêmica que envolveu Logan Paul, um dos mais populares criadores da plataforma que, no ano passado, publicou um vídeo que continha uma imagem de um homem que havia cometido suicídio.

A executiva promete ainda se aproximar mais da comunidade de criadores para entender as frustrações de usuários e problemas da plataforma, na tentativa de evitar novos incidentes.

"Como não posso me encontrar a maioria dos criadores pessoalmente, comecei um canal do YouTube como forma de compartilhar minha perspectiva", explicou. "Embora ainda não tenha compartilhado muito, planejo usar meu canal mais em 2018 para me envolver com criadores e com a comunidade".