Twitter está planejando um método para abrir o processo de verificação de contas - a famosa marca azul - a todos os usuários da rede social.

Em uma transmissão no Periscope (via Mashable), o CEO da empresa, Jack Dorsey, afirmou que a ideia é produzir um sistema que consiga lidar com os pedidos de verificação em grande escala. "Tem de ser algo no qual nós (no Twitter) não fiquemos no caminho, e que as pessoas possam verificar mais fatos sobre si mesmas, sem que sejamos juízes ou tenhamos qualquer tipo de viés", declarou.

Criado inicialmente para identificar contas verdadeiras de celebridades, o sistema de verificação se tornou uma espécie de símbolo de status na plataforma, de acordo com seus executivos.

O sistema hoje é coordenado por uma pequena equipe de funcionários no Twitter, liderada por David Gasca"Em pesquisas, quando você pergunta o que as pessoas pensam quando veem a marca azul, elas pensam em credibilidade. Como se o Twitter estivesse endossando aquela pessoa, e como se ela estivesse falando algo incrível e autêntico, o que não tem nada a ver com o que queremos que a marca seja. Então, isso cria muita confusão", explicou Gasca.

Gasca e Dorsey não detalharam como esse novo tipo de sistema de verificação poderia funcionar, nem deram datas de quando isso deve ser implementado na plataforma.