O TikTok entrou no mundo do recrutamento e lançou um projeto-piloto para divulgação de vagas de emprego. A função foi chamada de TikTok Resumes e opera com a ajuda de um site no qual empresas anunciam vagas e recolhem vídeos publicados na rede social como currículos de candidatos interessados em uma oportunidade.

O TikTok Resumes passa por um período de teste até o dia 31 de julho e ainda não está disponível no Brasil. Ao todo, mais de 30 empresas vão aceitar as candidaturas pela plataforma para vagas operacionais e outras que exigem mais experiência.

A gigante do varejo norte-americano Target e a rede de restaurantes Chipotle estão entre os empreendimentos que procuraram novos colaboradores para atividades operacionais.

Já a Shopify procura um engenheiro de dados sênior pela rede social, enquanto a Alo Yoga anunciou que quer contratar um gestor de redes sociais. A Detroid Pistons procura um produtor de vídeo.

Para concorrer a uma das vagas, o usuário deve criar e publicar um currículo em vídeo no TikTok e, em seguida, enviá-lo aos recrutadores por meio do site do Resumes. O TikTok recomenda que os candidatos não divulguem informações de contato, como endereços de email, em nenhum vídeo público.

A rede social ainda recomendou que os vídeos carreguem a tag #tiktokresumes, para aumentar o alcance da publicação para mais empresas que procuram talentos criativos e assertivos pela rede social.

Pela hashtag ou pelo site tiktokresumes.com é possível assistir aos currículos de outras pessoas, além de conteúdos de criadores relacionados a conquista de um emprego. As informações são do HRPortugal.

O TikTok Resumes foi baseado em uma iniciativa dos usuários da plataforma, que começaram a publicar conteúdo sobre carreiras pela hashtag #CareerTok.