Mais do que o palco da premiação mais importante na indústria dos jogos, o The Game Awards costuma trazer também grandes anúncios. Mortal Kombat 11, o primeiro gameplay de The Legend of Zelda: Breath of the Wild — não faltam exemplos de títulos muito aclamados que tiveram o próprio momento de brilhar em edições passadas do TGA.
Abaixo, o The Enemy listou os maiores anúncios de cada uma das edições do The Game Awards. Com base no histórico da premiação, será que podemos nos animar para a edição de 2021? A resposta, ao que tudo indica, é: sim, com certeza.
TGA 2014 | 1º gameplay de BOTW
Sim! O primeiro gameplay de The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi revelado durante a edição de 2014 do The Game Awards. Na época, não havia como saber, mas BOTW se tornaria o grande vencedor da premiação três anos depois, em um ano extremamente disputado.
Consegue pensar em algum jogo de 2022 cujo primeiro vídeo de gameplay poderia ser divulgado no TGA 2021?
TGA 2015 | Psychonauts 2 é real
O primeiro Psychonauts, lançado em 2005, conquistou a crítica quando foi lançado, mas isso não se traduziu em vendas, infelizmente. Para muitas pessoas que tinham se apegado ao universo do jogo, a desejada continuação parecia extremamente improvável.
No entanto, todos descobriram, no TGA 2015, que a sequência estava a caminho. Demorou muito até o lançamento, que só ocorreu em 2021, e agora Psychonauts 2 é um dos indicados a Jogo do Ano. Isso, sim, é uma segunda chance.
TGA 2016 | Hideo Kojima finalmente é premiado
Vamos fugir dos jogos apenas neste tópico, já que o maior acontecimento do TGA 2016, fora os prêmios, evidentemente, foi a simbólica premiação de Kojima como Ícone da Indústria.
O lendário diretor havia sido impedido pela Konami de estar no evento em 2015, fato que gerou reações extremamente negativas por parte do público. No ano seguinte, ele foi ovacionado quando premiado.
Esse momento rendeu até mesmo um tweet um tanto exaltado de Guillermo del Toro dizendo "Fuck Konami", algo que entrou para a história dos jogos.
TGA 2017 | Bayonetta 3 será lançado para Switch
Existia muita especulação a respeito do retorno de Bayonetta, que já era dado como certo desde sempre. Quando o terceiro jogo foi anunciado, durante o The Game Awards 2017, descobrimos que seria um título exclusivo de Nintendo Switch. Até hoje seguimos na espera do título, prometido para 2022.
Aliás, essa foi a edição do TGA em que Josef Fares falou "fuck the oscars."
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
TGA 2018 | Anúncio de Mortal Kombat 11
Ed Boon subiu ao palco do TGA 2018 para, supostamente, dizer qual seria o vencedor da categoria Melhor Jogo Independente. Contudo, não demorou até que ele fosse "interrompido" por um trailer de Mortal Kombat 11, jogo até então inédito.
Já se passaram dois anos desde o último lançamento da NetherRealm Studios, então, seguindo a tendência da empresa, é provável que algo seja anunciado durante o TGA 2021. Seria o próximo Injustice? Ou, então... Shaolin Monks?!
Spoiler: provavelmente, não é o segundo.
TGA 2019 | Visual e nome do Xbox Series revelados
Quem não se lembra do clima de expectativa que dominou 2019 e 2020? Foi somente no TGA 2019, depois de já termos ouvido falar da nova geração da Xbox na E3 daquele ano, que descobrimos o verdadeiro nome do Xbox Series X e a aparência do console. Aliás, que saudade dos memes.
TGA 2020 | Complicado escolher um
Digamos que a edição de 2020 não foi muito boa. Depois de dois excelentes anos consecutivos, o TGA 2020 acabou sentindo o impacto da pandemia mundial do COVID-19, que levou a inúmeros adiamentos e complicações na indústria.
Os principais anúncios daquela edição talvez tenham sido Sephiroth em Super Smash Bros. Ultimate, em um trailer sensacional no qual ele "matou" Mario, o novo Ark com Vin Diesel (bizarro, mas totalmente verídico) e o anúncio de Back 4 Blood, jogo que seria o sucessor espiritual de Left 4 Dead.