Para a surpresa de muita gente, um novo aplicativo com o nome Orkut surgiu do nada neste sábado (4), tornando-se rapidamente um dos assuntos do momento, chegando a ficar nos Trending Topics do Twitter e receber mais de 50 mil downloads.

Este "novo" Orkut, porém, não tem nada diretamente a ver com a rede social original do Google, que foi oficialmente desativada em 2014, e sim o trabalho de um fã que quer recriá-la do zero.

orkut-br-aviso
Orkut.br/Divulgação

"O Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com", diz uma mensagem logo na página de início do aplicativo. "Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014".

Sendo assim, detalhes como perfil, fotos e comunidades a qual o usuário pertencia não estão neste aplicativo.

O Orkut.br conta com um visual semelhante ao do site original, e criador indica que seus planos sejam de trazer a mesma experiência que a plataforma original, com direito a comunidades, scraps, depoimentos e tudo mais.

De qualquer forma, é importante que usuários interessados em acessar este Orkut tenham cautela, já que não há ndicação de que seus dados pessoais sejam protegidos de qualquer forma pelo aplicativo, ou quem exatamente está coletando estas informações.