O Google anunciou nesta segunda-feira (20) o lançamento de um novo agregador de links com o objetivo de ajudar usuários a encontrarem vagas de emprego. 

O sistema usará algoritmos de machine learning para acessar bases de dados de serviços como LinkedIn, Facebook, Monster, WayUp, DirectEmployers, CareerBuilder, além de informações sobre vagas de trabalho dentro dos próprios sites de empresas, e listá-las em uma página centralizada. 

Para usar o serviço, basta inserir frases como “empregos perto de mim” ou “vagas de emprego” na própria busca do Google, o que listará widgets trazendo informações sobre posições disponíveis e dará opções para o refinamento da pesquisa por localização, área de trabalho, tempo de postagem e por empresas. infelizmente, por enquanto o serviço estará disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, em inglês.

Quando o usuário encontrar a vaga desejada, o Google o enviará diretamente para a página da empresa ou da plataforma de recrutamento, de forma semelhante como faz hoje com o serviço Google Flights. Ao TechCrunch, Nick Zakrasek, gerente do projeto no Google, esclareceu que a empresa não usuará informações que já tem sobre seus usuários como forma de filtrar ou limitar as vagas que serão mostradas. "Queremos fazer o que fazemos melhor: buscas", afirmou. 

A função poderá ser acessada através do Google app, em desktops e na versão web para dispositivos móveis. Ainda não há informações sobre quando o serviço deverá ser localizado para outras regiões. "Esperamos expandir para outros mercado no próximo ano, mas não temos nada para compartilhar neste momento", afirmou a empresa em um comunicado ao The Enemy.