Não é tão difícil encontrar pessoas que compram consoles apenas — ou, pelo menos, principalmente — para jogar games de futebol. FIFA, eFootball, PES (em um passado distante). Seja para jogar com familiares, amigos ou desconhecidos, tanto offline quanto online, esses títulos são regra para muitos jogadores brasileiros.
Agora, tente imaginar a seguinte cena: você e mais alguns amigos adoram jogar FIFA 22 uns contra os outros de vez em quando. No entanto, um de vocês troca o PS4 ou o Xbox One por um PS5 ou um Xbox Series. Aí, quando você chama aquela pessoa para jogar, descobre que não é possível.
É bastante provável que você nem mesmo precise imaginar a sensação de frustração. Afinal, FIFA 22 não tem crossplay desde o lançamento e, se você trocou de console ou conhece alguém que trocou, passou exatamente por isso. Naturalmente, vem a pergunta: por que não existe crossplay em FIFA?
Foi o que perguntei à Electronic Arts.Eles disseram o seguinte: "Estamos sempre explorando maneiras novas e inovadoras de conectar melhor nossa comunidade EA SPORTS FIFA e os jogadores e jogadoras uns com os outros."
Imagino que existam questões técnicas envolvidas, já que ninguém (absolutamente ninguém, mesmo) perderia se existisse a possibilidade de jogarmos uns contra os outros independentemente da plataforma. Ou, pelo menos, seria legal se consoles de gerações diferentes pertencentes a uma mesma marca permitissem aos jogadores desafiarem uns aos outros.
Talvez essa questão nem seja tão incômoda em países nos quais há mais pessoas com condições de comprar os consoles mais novos. Contudo, quando pensamos no Brasil ou outros países em desenvolvimento, a importância dada ao assunto muda completamente. Por aqui, isso seria excelente para muitos grupos de amigos.
FIFA 22 está disponível atualmente para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Caso a EA responda minha solicitação, atualizarei esta matéria com o posicionamento da empresa.