Dois aliados de peso confirmaram nesta sexta-feira que apoiarão o protesto de múltiplas empresas de tecnologia em prol da neutralidade da rede na próxima quarta-feira (12).

De acordo com a Fortune, Facebook e Google se juntarão a outras companhias do setor no chamado “Day of Action”, que tem como objetivo “salvar” a neutralidade da rede nos Estados Unidos. As empresas, no entanto, não especificaram os planos de participação.

O movimento é uma resistência do setor de tecnologia à série de mudanças que poderão ser implementadas pela nova direção da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos – órgão equivalente à Anatel no Brasil – que deve desregulamentar o setor de telecomunicações do país e acabar com políticas progressistas implementadas nos últimos anos.

Empresas como Amazon, Netflix, Reddit, Mozilla, Kickstarter e Spotify já haviam confirmado a participação no dia de protestos anteriormente.

“Sites, usuários de Internet e comunidades on-line se unirão para alertar sobre o ataque da FCC à neutralidade da rede", escrevem os manifestantes no site oficial do protesto. "Nós forneceremos ferramentas a todos para tornar mais fácil que seus seguidores/visitantes tomem medidas. Do apagão da SOPA ao Internet Slowdown, mostramos que quando a Internet se junta, podemos parar a censura e a corrupção".