Após meses de antecipação, o Facebook finalmente anunciou nesta quinta-feira (10) o lançamento de sua plataforma para programas em video. Apelidado de Watch, o sistema será disponibilizado para um grupo limitado de usuários nos Estados Unidos a partir de hoje, mas deve ser expandido para outros mercados “em breve”.

O Watch é a consolidação da estratégia de conteúdos originais do Facebook que vem se desenhando nos últimos meses. Através da plataforma, usuários terão acesso a programas episódicos – gravados e com transmissão ao vivo – que são produzidos por parceiros da rede social.

Divulgação/Facebook

A plataforma estará disponível em versões desktop e para dispositivos móveis e trará conteúdo personalizado para seus usuários, com base no que eles próprios assistem e no que suas comunidades e amigos estão assistindo. Haverá também a chamada “Watchlist”, que manterá o usuário atualizado dos mais recentes episódios de programas que acompanha.

Como seria de se esperar de uma plataforma criada pelo Facebook, o Watch também deve trazer um forte aspecto social para o consumo de conteúdo, integrando ferramentas já conhecidas da rede social, como comentários e reações.

Divulgação/Facebook

Aprendemos com o Facebook Live que os comentários e as reações de pessoas a um vídeo são muitas vezes tão parte da experiência quanto o próprio vídeo”, afirma Daniel Danker, diretor de produto da empresa. “Então, quando você assistir a um programa, você poderá ver comentários e se conectar com amigos e outros espectadores enquanto assiste, ou participar de um grupo no Facebook dedicado ao programa”.

Entre os assuntos já confirmado estão conteúdos de gastronomia, esporte e viagem, incluindo os programas Nas Daily, Returning the Favor, Kitchen Little e jogos semanais da Major League Baseball.