Os confrontos entre manifestantes anti-racismo e supremacistas brancos durante este final de semana em Charlottesville, na Virgínia, têm motivado uma série de ações por parte de empresas de tecnologia para combater o uso de suas plataformas para a propagação de discursos de ódio e racismo – como o cancelamento do registro de domínio do site neonazista Daily Stormer pelo Google e GoDaddy.

Frequentemente usado por gamers, o serviço de chat e ligações de voz Discord também anunciou colocará em prática uma série de ações contra “toda forma de ódio” e focadas na promoção de inclusividade na plataforma.

Segundo a empresa, as ações já começam na noite desta segunda-feira (14) com a exclusão do servidor altright.com da plataforma, que era usado para discussões entre membros da extrema direita dos Estados Unidos.

"A missão do Discord é reunir pessoas em torno de jogos. Nós somos sobre positividade e a inclusão. Não ódio. Não violência”, escreveu a companhia em uma postagem no Twitter. “Hoje, fechamos o servidor altright.com e uma série de contas associadas aos eventos em Charlottesville. Continuaremos a agir contra a supremacia branca, ideologia nazista e todas as formas de ódio”.

O movimento do Discord chegou a ser criticado por usuários que acusam a empresa de cercear a liberdade de expressão, mas deverá ser mantido com base nos seus termos de serviço.