David Jaffe, o criador de God of War, declarou recentemente que odeia jogos focados na dificuldade, citando Kena: Bridge of Spirits, Metroid e Returnal como alguns exemplos. Nas palavras dele, é como se os desenvolvedores quisessem "afastar os jogadores".

"Kena, Metroid, Returnal; todos estão liderando a caminhada na direção dos jogos super desafiadores. Talvez seja a geração NES entrando para o desenvolvimento de jogos, mas eu realmente odeio essa merda. Não é uma questão de idade: eu nunca gostei disso. Entretanto, não era algo tão desenfreado. É como se os desenvolvedores quisessem afastar os jogadores", publicou no Twitter.

Curiosamente, não houve menção aos jogos da FromSoftware, que são conhecidos exatamente pelo nível de desafio proporcionado. Ainda assim, é interessante como Jaffe cita a geração que cresceu jogando NES como uma possível responsável por essa nova era dos jogos. Afinal, era justamente no console da Nintendo que alguns títulos extremamente desafiadores estavam, como os primeiros Ninja Gaiden. Ao mesmo tempo, outros games eram difíceis apenas por serem mal programados.

Apesar dos jogos em questão até investirem bastante no desafio como parte da própria identidade, nunca houve, em qualquer outro período da indústria, tantos títulos focados na narrativa. Experiências como as proporcionadas por The Last of Us, Life is Strange ou mesmo The Witcher 3: Wild Hunt eram absolutamente inviáveis algumas décadas atrás.

Kena com um Rot.

Aliás, se você quer saber mais sobre Metroid Dread, confira o review do The Enemy. No texto, consta: "Como os melhores jogos do gênero, ele parece não ter rebarbas. Colecionáveis estão dispostos pelo mapa meticulosamente, à espera e ao alcance dos jogadores mais curiosos. Já fãs de um estilo de jogo mais direto ao ponto conseguem atravessar o planeta ZDR a um ritmo alucinante, sem nunca sentir que a aventura impõe barreiras arbitrárias para alongar a experiência."