Depois de o Facebook anunciar mudanças no Feed de Notícias que priorizam publicações de amigos e parentes, o fundador da empresa, Mark Zuckerberg, perdeu US$ 3 bilhões de seu patrimônio líquido.

As mudanças, que devem impactar principalmente as publicações de marcas e mídia, significam menos lucro para quem anuncia dentro do Facebook e, com isso, as ações da companhia caíram 4% (via Mashable).

Como a maioria da fortuna de Zuckerberg está em ações do Facebook, isso explica a perda de sua fortuna, avaliada em US$ 74 bilhões (cerca de R$ 236 bilhões).

A queda de 4% nas ações do Facebook foi a mais brusca desde a abertura de seu capital, em 2012. Desde então, a companhia cresceu até chegar em um valor de mercado de US$ 520 bilhões.

Segundo Zuckerberg, as mudanças vêm após os resultados de diversas pesquisas acadêmicas e outras conduzidas internamente na empresa mostrarem que interações mais relevantes em redes sociais geram mais felicidade e satisfação nas pessoas do que simplesmente receber conteúdo de forma passiva, com pouca interação.

É de se imaginar também que o fenômeno das fake news, tão discutido na eleição presidencial americana nos Estados Unidos em 2016 e também aqui no Brasil, por conta das eleições deste ano, tenha influenciado a decisão do Facebook.

Zuckerberg aponta que espera uma queda nas métricas da rede social, mas que também espera que as pessoas vejam mais valor e significado no tempo gasto na rede social.