O cancelamento de Scalebound, título exclusivo de Xbox One produzido pela Platinum Games, foi uma das grandes decepções da Microsoft no começo do ano. O título foi cancelado em janeiro, com direito a pedido de desculpas e explicações tanto do estúdio quanto da publisher. Agora, Phil Spencer, chefe de Xbox, falou mais sobre o assunto.
Falando ao site japonês Game Watch, Spencer acredita que o jogo foi anunciado cedo demais. "Isso pressionou a equipe, influenciou o desenvolvimento e atrapalhou os objetivos do time", afirmou o executivo. Scalebound foi anunciado na conferência da Microsoft na E3 de 2014.
"Como resultado, chegamos a uma situação em que ambas as empresas (Microsoft e Platinum) tiveram dúvidas se o jogo iria oferecer o que os fãs querem. No fim das contas, eu decidi não continuar o desenvolvimento", explicou, apontando que a Platinum tenta atualmente fazer jogos enormes, "que não podem ser comparados com os jogos que já existem".
Spencer também reiterou seu respeito pela desenvolvedora japonesa e pelos fãs que se ficaram desapontados com o fim do projeto. "Hideki Kamiya (diretor da Platinum) tem meu respeito e confiança. Trabalhamos em uma colaboração a longo prazo e descobrimos muito sobre a produção de jogos um com o outro. Eles são celebridades únicas e espero trabalhar novamente com ele", disse.
"Entendo como os fãs de jogos e consumidores do Xbox ficaram decepcionados. Aprendi muito com o caso", finalizou.
Scalebound era um jogo exclusivo da Microsoft para Xbox One e PC desenvolvido pela Platinum Games. O título se passaria em um mundo repleto de monstros, que devem ser caçados com a ajuda de um dragão imprevisível chamado Thuban.
A relação entre o dragão e o personagem seria uma das principais mecânicas do game, que também contaria com multiplayer cooperativo. O jogo foi cancelado, mas a Microsoft renovou sua patente recentemente.