O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, ainda não tem data de lançamento definida. E a demora vai se prolongar. Muitos esperavam o software para outubro, mas ele não chegará antes de janeiro de 2007.

Foi o que anunciou o diretor da casa Jim Allchin na semana passada. Segundo ele, o sistema estará pronto em novembro para testes com um grupo pequeno de consumidores, mas a estréia comercial só ocorrerá mesmo no início do ano que vem. O motivo são os testes de segurança que ainda não terminaram, tudo para garantir que o Vista seja mais confiável do que o seu antecessor, o XP.

O problema é que os fabricantes de PCs, muitos dos quais já operam de fábrica com os sistemas operacionais da Microsoft, terão que rever seus calendários. As vendas do último trimestre, dos feriados e do Natal, são as mais fortes do ano. Allchin tenta amenizar: Não há grandes mudanças para os fabricantes de PCs pela nossa perspectiva. Pode perguntar o que eles acham. Na conta dele o que vale é o ano fiscal de 2007, que começa em julho próximo - novembro ou janeiro, no caso, não faria tanta diferença.

Os desenvolvedores de games são outros que podem sofrer com o rearranjo. Halo 2 está sendo desenvolvido para operar exclusivamente no Vista, mas o adiamento coloca em dúvida, novamente, a data de lançamento do game. Por enquanto, está disponível apenas a versão de teste do sistema, lançada em fevereiro. A Microsoft promete que terá até seis edições distintas do Vista quando este chegar ao mercado.