The History Boys, peça estrelada por Richard Griffiths, o tio Válter da série Harry Potter, recuperou seus custos apenas seis semanas e meia após a estréia. Segundo o anúncio feito pelos produtores, o investimento inicial de 1,85 milhão de dólares foi pago após 51 apresentações.

The History Boys foi escrita por Nicholas Hytner e conta a história de um grupo de adolescentes ingleses numa escola para meninos em Sheffield, onde os formandos se preparam para os exames de admissão para as universidades de Oxford e Cambridge por insistência do diretor. Para ajudar os alunos, o diretor contrata Irwin, um jovem instrutor que ensina os rapazes como atrair a atenção dos diretores das universidades com respostas não ortodoxas. Seus métodos entram em choque com Hector, um professor mais velho interpretado por Richard Griffiths, que pilota uma motocicleta e acredita que seu trabalho não é fazer os alunos tirarem melhores notas, mas, preencher suas mentes com um mundo de idéias, arte e história.

O espetáculo estreou em Londres no National Theatre em maio de 2004, e sua ida para os Estados Unidos marca a estréia de Richard Griffiths na Broadway.

O espetáculo recebeu sete indicações ao Tony, incluindo melhor peça, melhor diretor para Nicholas Hytner, melhor ator para Richard Griffiths, melhor ator coadjuvante para Samuel Barnett e melhor atriz coadjuvante para outra veterana de Harry Potter, Frances de la Tour, a madame Olímpia, além de melhor cenografia e melhor iluminação.