É compreensível desconfiar de um remake como Strider. Apesar de ser desenvolvido pela Double Helix, o título tem o selo da Capcom, empresa que nos últimos anos abusa de DLCs vazios e reaproveitamento de jogos consagrados. O resultado comum seria um jogo com gráficos em alta definição e pitadas de nostalgia que pouco acrescentasse ao mercado.

strider

None

strider

None

A investida, porém, prova ser mais do que uma reestilização. Strider equilibra referências antigas com uma jogabilidade simples, agil e viciante. Ao mesmo tempo que agrada aos veteranos ao relembrar a velocidade e poderes do personagem, o remake desafia os novatos com checkpoints nada generosos e uma exploração essencial para o avanço da aventura. Um tipo raro de metroidvania com visual de última geração e produzido por uma grande empresa.

A Capcom fez a escolha certa ao tornar Strider um jogo exclusivamente digital. A atitude é um reconhecimento do alcance da marca e a melhor opção de representar um estilo pouco comum em games de grande orçamento. O cuidado da Double Helix, que também fez Killer Instinct, é perceptível na composição de todo o cenário - desde o bem-vindo excesso de brilho e explosões até a construção intrincada e didática do mapa geral.

O curto tempo de jornada não deixa o jogador enjoar do estilo industrial e moderno do título, nem da pouca variedade dos inimigos. Enfrentar vilões, aliás, é o motivo principal de Strider - missão que fica ainda melhor com a velocidade do personagem, munido de uma espada e alguns poderes. A base dos controles é a mesma do arcade, com mais velocidade e precisão. Uma pena, porém, que os chefes sejam tão fáceis de superar. A progressão das fases é mais complicada do que os objetivos finais, pois nenhum grande vilão é um desafio real.

A exploração oferecida por Strider é, no fim das contas, a maior surpresa do jogo. São vários itens colecionáveis e habilidades novas para se recolher ao longo do game. A disposição dos objetos é feita de uma maneira que o jogador conheça todo cenário sem precisar perder muito tempo, basta interesse - algo que não é difícil de ter, já que inúmeros poderes são necessários para melhorar suas barras de vida e especial.

Strider é a melhor empreitada da Capcom em muito tempo. Ao lado da Double Helix, a gigante japonesa soube revitalizar um nome sem megalomania ou oportunismo. Esse remake não é feito apenas pela nostalgia.

Strider está disponível para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC.