A arena está preparada para a briga entre os formatos de DVD em alta definição. Reprisando o embate entre VHS e Betamax nos anos 80, dois grandes consórcios disputam qual terá o controle do mercado da próxima geração: o HD-DVD encabeçado pela Toshiba/NEC ou o Blu-Ray liderado pela Sony.

Há duas décadas, a Sony viu seu Betamax ser dizimado sem misericórdia. Agora, adianta-se para ganhar terreno com o disco lido com raio de luz azul, mais fino que o tradicional laser vermelho. Na última sexta-feira, o presidente da Sony Pictures Home Entertainment, Benjamin S. Feingold, anunciou que a produção do primeiro filme em longa-metragem em Blu-ray Disc (BD) havia sido finalizada com sucesso.

As Panteras: Detonando foi comprimido em MPEG2 de alta definição (1920x1080 pixels) pelo Digital Authoring Center da Sony (DAC) e enviado às companhias de hardware, que desenvolvem o leitor de BD, para novos testes de execução do DVD. Menus animados, som e imagem cristalinos são as promessas, ao lado da capacidade de armazenamento do Blu-Ray: mínimo de 25Gb (duas horas de conteúdo em alta definição) e máximo, já em testes, de 100Gb por disco.

Agora, cá entre nós... Poderiam ter escolhido um filme melhorzinho, né?