Dos inúmeros simuladores de realidade que pipocam nos videogames, um promete: The Movies. Controlar um estúdio, desde o advento do cinema, mudo e preto-e-branco, até a era atual dos efeitos digitais, é a missão do jogador. Dá pra bancar o produtor, selecionando projetos, orçamentos e manejando egos dos astros, ou brincar de diretor, escolhendo entre 7 mil tipos de cenas, 45 cenários e uma infinidade de figurinos.

Faz quase dois anos que a Lionhead Studios e a Activision iniciaram o projeto, que sairá antes do Natal para PCs - depois para Xbox, GameCube e PlayStation 2. Semana passada eles fizeram a ansiedade geral aumentar. Em anúncio, divulgaram que o jogo será acompanhado de uma comunidade na internet, The Movies Online, onde jogadores podem dividir seus filmes com todo mundo, como numa espécie de festival de cinema.

O site será acessível para os jogadores de PC no endereço www.themoviesgame.com, via uma interface disponível na instalação do título. Competições e prêmios também existirão na comunidade. Como prêmio, créditos que habilitam downloads de novos objetos de cena e novos conteúdos para futuros filmes.