Os ouvintes do programa The Friday Play, da Radio 4 da rede BBC, podem se preparar. Mark Damazer, o diretor da estação, revelou semana passada que a atriz Sigourney Weaver (telessérie Alien) concordou em participar da encenação do drama No background music, que será veiculado em setembro.

Ela interpretará uma enfermeira veterana do Vietnã às voltas, anos depois, com as lembranças do conflito. A montagem se baseia em entrevistas reais de enfermeiras, coletadas durante quinze anos pelo escritor estadunidense Normi Noel.

O programa, que tem uma hora de duração, procura preservar a tradição daquilo que no Brasil ficou conhecido como radionovela. Na Era das Imagens que vivemos, é uma tentativa de descansar os olhos e apurar os ouvidos. Segundo Damazer, drama é apenas um dos gêneros que o Friday Play ainda abordará daqui para frente.

No ano que vem, a idéia é transmitir nas tardes de sábados encenações gravadas de grandes dramaturgos ingleses, como Alan Bennett, Tom Stoppard e Alan Ayckbourn. E o grande objetivo é conseguir que escritores de renome e novos talentos produzam textos exclusivamente para o programa.