Contrariando a regra de que RPG online sobrevive às custas de mensalidades cobradas dos jogadores, a franquia Guild Wars comemora uma nova marca pessoal: 2 milhões de unidades vendidas.

Guild Wars e Guild Wars Factions, os dois jogos de fantasia e cooperação da NCsoft e da ArenaNet, alcançaram o índice em pouco mais de um ano. O primeiro foi lançado em abril de 2005 e chegou ao primeiro milhão em setembro. Factions saiu em 28 de abril de 2006 e ajudou a bater o recorde. Ambos chegaram no topo dos mais vendidos nos seus períodos de estréia.

O grande lance é que Patrick Wyatt, co-fundador da ArenaNet, optou com sua equipe por dispensar a tal mensalidade que enriquece franquias como World of Warcraft. Para Wyatt, o que recompensa é fazer dinheiro com os softwares. Enquanto uma expansão nos EUA sai por, no máximo, 20 dólares, a ArenaNet tabelou tanto o Guild Wars original quanto Factions em 50 dólares - e assim deve se manter com os futuros pacotes de GW.

Outro fundador da companhia, Jeff Strain, sugeriu oficialmente que o terceiro game pode sair antes do final de 2006. Os fãs da franquia descobriram que o domínio www.guildwarsnightfall.com foi registrado no nome da ArenaNet. Tem coisa aí.