A edição 2006 da Electronic Entertainment Expo começa hoje em Los Angeles. As grandes atrações, claro, são os consoles da nova geração.

A Nintendo agendou uma coletiva de imprensa para divulgar as novidades do Wii e mostrar, finalmente, as funcionalidades dos controles sensíveis a movimentos. São esperados os títulos definitivos de jogos já anunciados, como Super Smash Bros. e Metroid Prime 3, além de novos games. Antes de tudo isso, porém, a revista Time que começa a circular mundialmente já adianta alguns segredos do Wii, anteriormente conhecido como Revolution.

O correspondente de tecnologia da revista, Lev Grossman, visitou o QG da Nintendo em Kyoto ciceroneado pelo criador do Mario Bros., o gênio Shigeru Miyamoto, em pessoa. O controle em forma de nunchaku é o destaque da matéria. "Ele é parte caneta laser, parte sensor de movimento, então ele sabe para onde você está apontando, quando e quão rápido você o move, e qual a distância dele para a tela", descreve Grossman.

E ele se encanta com a jogabilidade. Em The Legend of Zelda: Twilight Princess, o jornalista usa o controle como espada, como arco-e-flecha, depois como vara de pescar. A informação confirma o boato de que o vindouro título, originalmente desenvolvido para o GameCube, teria funcionalidades exclusivas para o Wii.

Grossman também testou dois jogos até então mantidos em segredo. O primeiro, novo título da exitosa série WarioWare, é detalhado: "Em um único minuto empolgante, usei o controle para derrubar uma mosca, como levantamento de peso, para virar uma chave na fechadura, pegar um peixe, dirigir um carro, cozinhar uns vegetais, usar uma vassoura, colorir um círculo e, sim, dançar a hula". O segundo jogo, um título de tênis ainda sem título, impressiona mais: "O controle se torna uma raquete, dou forehands e backhands, os sensores são apurados o suficiente para bater na bola por baixo, e dar um lob, ou cortá-la para dar uma deixadinha. No fim, na hora de deixar o controle, ele precisou ser tirado à força das minhas mãos" , confessa.

Os próximos dois dias, período em que acontece a E3, pode reservar mais surpresas. O Wii deve chegar às lojas em novembro - e mal conseguimos esperar.

Leia mais sobre o Wii