Pouco depois de confirmar que o PlayStation 3 só sairá em novembro e poderá vir com o disco rígido acoplável, a Sony dá mais detalhes sobre seu novo console.

O presidente da Computer Entertainment Worldwide Studios, Phil Harrison, ofereceu uma coletiva na Califórnia para falar que o PS3 rodará games de qualquer região e fará downloads de filmes e músicas. Não há razão para não usar a rede como acesso a conteúdos digitais. Nós queremos que o PS3 baixe música, vídeo, TV e alguns materiais combinados, disse. Harrison sugeriu que o HD será o local para guardar tudo isso, mas não esclareceu se o disco rígido virá mesmo junto com o pacote.

Por outro lado, deixou claro que, ao contrário dos jogos de PS2 e os DVDs atualmente no mercado, a região de origem dos discos não será problema para o videogame da próxima geração, como já não é para o portátil PSP. Softwares serão region-free, assim os desenvolvedores de jogos poderão colocá-los na TV no formato que quiserem, explicou. Como o disco em formato Blu-Ray suporta até 50Gb, de acordo com Harrison, é possível acomodar vários formatos (PAL-M, Pal-N, NTSC) em um único disco.

A facilidade só não deve se estender aos filmes em formato Blu-Ray - imaginar que os estúdios de cinema quebrariam o galho dos espectadores já é querer demais...

Leia mais sobre o PS3