Depois de anunciar que o campeão de crítica e público Halo 2 sairá para PC somente rodando no novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, a Bungie deu mais detalhes das condições de uso.

Em seu site oficial, a desenvolvedora da série disse que não será necessário atualizar placas e softwares de aceleração de gráficos. Ou seja, a tecnologia de gráficos 3D DirectX 10, específica do futuro Vista, não será exigida para quem já utiliza as versões anteriores. Placas antigas, mesmo aquelas incompatíveis com o DirectX 10, rodarão o jogo sem problemas - promete a Bungie.

Outra questão frequente dos fãs - por que o jogo para o Vista não rodará em Xbox e vice-versa - também foi parcialmente respondida. Segundo a companhia, um dos motivos são os elementos inéditos de Halo 2 para o sistema operacional: novos mapas e um editor de fases, por exemplo (que na verdade já vinha para Xbox na expansão Multiplayer Map Pack). Outros motivos: os controles e as miras foram calibrados exatamente para cada sistema, com suas peculiaridades, como controle com mouse e teclado no caso dos PCs, e invertê-los afetaria a jogabilidade.

O Microsoft Game Studios separou um time de desenvolvimento especialmente para trabalhar com a Bungie. Ainda não há uma data para o lançamento. Para servir de base, o Vista não deve chegar às lojas antes de outubro. Halo 2 não rodará nas versões anteriores do Windows. O título mostra o retorno do supersoldado Master Chief à Terra, depois de destruir o artefato original que dá nome ao jogo, para salvar o planeta de uma raça de terríveis alienígenas.

Leia mais sobre Halo