Estréia nesta segunda-feira a primeira novela criada para exibição em celulares. Produzida originalmente em Portugal, Diário de Sofia é um sucesso em seu país de origem, onde passou a se exibida pela TV, batendo a audiência de Friends e The O.C..

Voltada para o público adolescente, a novela acompanha a vida de uma garota de 16 anos, suas dúvidas e relacionamentos com a família, amigos e, claro, namorados. No primeiro episódio, Sofia ganha de presente da mãe um celular e parte para a produção de um videoblog. Cada capítulo, de até dois minutos de duração, termina com um dilema onde o público deve votar via SMS, escolhendo a seqüência da história.

diário de sofia

None

Os capítulos serão disponibilizados três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, e a votação permanecerá aberta por 48 horas. Para quem perder o início das aventuras de Sofia, os capítulos anteriores permanecerão disponíveis, mas, o público só poderá votar no dilema atual.

A primeira temporada de Diário de Sofia no Brasil terá 21 episódios. As histórias acontecem todas em tempo real e misturam ficção e fatos do cotidiano de São Paulo. Os capítulos foram produzidos em locação e a expectativa é de cerca de 100 mil downloads na primeira temporada. A Sofia brasileira, interpretada por Mayara Constatino, vem acompanhada de mais oito personagens, número que poderá aumentar de acordo com o crescimento da trama.

Diário de Sofia será disponibilizado pelas operadoras Vivo, Tim, Claro e Oi. Cada episódio da novela deve ter entre 900Kb e 1,4 MB. Os custos e condições de download variam de acordo com a operadora, mas já vale o aviso: não será possível transferir os arquivos por Bluetooth. Para os mais engajados a produção já preparou um site oficial onde é possível acessar as páginas do diário de Sofia anteriores ao início da trama e enviar e-mails para a personagem. Também será possível ouvir os episódios via portal de voz.

Além do original português, Diário de Sofia tem versões nos Estados Unidos, Canadá, Eslovênia, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Áustria, Turquia, Singapura, Vietnã, Filipinas, Malásia e Indonésia. Em 2008 a novela chegará a Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália e Irlanda, num total de 20 países. Em cada local a vida de Sofia tem detalhes diferentes. Em alguns países ela é filha de pais separados, em outros a família continua unida. Em Portugal, onde Sofia está em livros, revistas, DVD, CD com a trilha sonora e até lingerie, a história já acumula quarenta personagens.