Uma coleção dos sete livros da série Harry Potter foi vendida por 17.800 libras - cerca de 56.700 reais - nesta terça-feira. Os livros, todos primeiras edições em capa dura e autografados, foram vendidos num leilão pela Cameo Fine Art Auctioneers, em Berkshire, Inglaterra.

Segundo a casa de leilões, o valor de venda está dentro da faixa estimada, entre 15 e 20 mil libras. Este não é o primeiro, e dificilmente será o último, valor expressivo de venda de um item de J.K. Rowling vendido em leilão. A escritora, uma ex-professora que viveu cerca de um ano com o salário-desemprego, tem como hábito doar seus livros para leilões de caridade.

harry potter

None

Em janeiro deste ano uma coleção dos sete livros, também autografados, foi doada pela escritora para o Portobello Rugby Club, em Edimburgo, Escócia. O valor da venda, 9.960 libras (31.725 reais), será usado para reconstruir o clube, destruído em um incêncido. Em junho um cartão com 800 palavras escrito pela autora foi vendido por 25 mil libras (quase 80 mil reais) num leilão em benefício da English PEN e da Dyslexia Action.

Em dezembro passado um exemplar manuscrito e ilustrado pela autora de seu primeiro livro pós-Harry Potter, The Tales of Beedle the Bard, coletânea de contos do universo do bruxinho, foi comprado pela Amazon por 1,95 milhão de libras - ou 6,21 milhões de reais. O exemplar comprado pela livraria virtual é um dos sete existentes e o único a ser vendido. Assim como os demais, o valor da venda foi direcionado a uma instituição beneficente, nesse caso a Children's Voice. Saiba mais.

Paulo Coelho podia aproveitar que seu nome anda forte por conta da biografia e do filme de O Alquimista e fazer uma caridade dessas também...