Popjustice Idols, série de livros britânicos publicada desde abril, retrata o nem sempre belo conto de fadas que é a vida de um astro pop. Segundo a agência de notícias Reuters, os direitos dos livros acabaram de ser vendidos para a TV e devem virar uma série de desenhos animados.

Peter Robinson, jornalista do semanário britânico New Musical Express e do jornal The Guardian, é o autor dos livros e fundador do site Pop Justice. Verdadeira febre no Reino Unido, os livros e o site são especializados em retratar os podres dos artistas mais famosos da música, e, sem dúvida alguma, primam pelo humor ácido.

Escritos em linguagem voltada para o público infantil e ilustrados por David Whittle, os livros são direcionados especialmente para os adultos. Brincando a respeito, Robinson disse: Eu adorei a idéia de escrever um livro sobre Michael Jackson que pode ser lido para uma criança.

Em um trecho de A Boy Called Michael, Robinson escreve: Se você colocasse lado a lado várias fotos de Michael, poderia vir a pensar que ele fez mudanças em si mesmo para parecer diferente. Você estaria errado de pensar isso - a maioria das mudanças aconteceu sozinha!.

Outra alfinetada, em Britney Spears: No livro sobre Britney, eu disse que ela deveria parar de ter bebês e fazer outro disco. Agora, ela está fazendo justamente isso. Espero ter algo a ver com essa decisão. E em Elton John: Uma vez, Sir Elton falou muito mal de uma garota chamada Madonna. Ele disse que a Madonna não deveria fazer as pessoas pagarem para vê-la fingindo que canta. Elton ficou muito bravo com Madonna. Ficou tão bravo que quase perdeu a cabeça.

Evidentemente, sobrou também para uma das personalidades mais queridas dos britânicos, o garoto-problema Pete Doherty, que dia sim, dia não, figura nas manchetes da imprensa especializada por dar entrada em clínicas de reabilitação, atar e desatar com a namorada, a modelo Kate Moss, invadir o apartamento do ex-companheiro de Libertines, Carl Barat, etc: Pete gosta de usar drogas pesadas. Infelizmente, drogas pesadas não são muito boas para você. Elas fazem você ficar fedido e com a aparência um pouco desleixada.

Os livros, curtos e colecionáveis, custam menos de 3 libras cada. Os primeiros quatro títulos foram sobre Madonna, Robbie Williams, Eminem e Take That. Os títulos recém lançados são sobre Doherty, Elton John, Britney e Michael Jackson.