The Matrix: Path of Neo, o novo jogo da franquia desenvolvido pela Shiny Entertainment, empresa de Enter the Matrix, acaba de chegar às lojas dos Estados Unidos. Roteirizado pelos irmãos Wachowski, fabricado pela Atari, o título sai para PC, Xbox e PlayStation 2.

Pela primeira vez nos videogames, os fãs poderão controlar o Escolhido numa trama que atravessa a trilogia inteira. O elenco original dubla os personagens. Cenas removidas dos filmes e um novo final surgirão. O jogo realmente é o mundo dos filmes. Mas é ainda mais parecido com um videogame. Tudo é maior. Nos filmes, quando Neo pula e ataca, ele está somente a poucos pés do chão. Neste jogo ele quica em pilares, paredes, tetos e voa a seis metros acima da cabeça dos inimigos antes de atacá-los. Nós aumentamos cenas dos filmes e no game você conseguirá experimentar várias coisas que são somente citadas na trilogia, disse em setembro o diretor de animação da Shiny, Gabriel Roundtree.

As expectativas são enormes não apenas pelo jogo em si, mas pela sina que tem acompanhado a trilogia. Enter the Matrix vendeu 2,5 milhões de unidades desde 2003, mas foi muito mal recebido pela crítica. Reloaded e Revolutions saíram em seguida no cinema e desapontaram os cinéfilos. Por fim, o afamado RPG The Matrix Online mal foi lançado e a Warner Bros. Interactive se viu obrigada a vender a propriedade do jogo depois de uns bons prejuízos - possivelmente motivados pelo vodu que grudou em Neo.

O herói luta agora em Path of Neo não apenas pela liberdade de Zion, mas pela sua sobrevivência na indústria cultural.