Enquanto a franquia Jornada nas Estrelas não se acerta nas telonas, um grupo de finlandeses faz sucesso na internet com uma paródia bem produzida.

O longa-metragem Star Wreck: In the Pirkinning (algo como Trombada nas Estrelas, mais um trocadilho que mistura In the Beginning e Capitão Pirk) já foi visto por mais de 450 mil pessoas em pouco menos de uma semana. É o que informa à Reuters o portal hospedeiro Magentasites Oy, em contagem que começou no dia 1º de outubro. Estima-se que outros 250 mil downloads tenham ocorrido em páginas que espelham a original.

A mistura de efeitos especiais decentes com humor afiado parece ser a responsável pelo sucesso. Na história, o Capitão James B. Pirk vem do futuro com sua equipe na nave Kickstart para salvar a humanidade no século XXI de aliens hostis. O problema é que, chegando ao passado, ele perde a nave. Agora Pirk terá dificuldades em provar às pessoas que é um herói salvador do futuro, mas ele tem planos bem questionáveis na manga de seu uniforme estofadinho.

Dá para assistir ao filme, com legendas em inglês, aqui: http://www-fi.starwreck.com

Os realizadores são cinco cineastas amadores da Finlândia. Eles levaram sete anos para concluir o projeto em computadores domésticos, com a ajuda de trezentos extras, assistentes e técnicos. No site oficial, informam que eles "levam assuntos jurídicos muito a sério", que "o mundo já está cheio de paródias que se parecem demais com seus alvos" e que o filme é "a primeira aventura de ficção científica finlandesa da história" .