Para cada Xbox 360 vendido, Microsoft perde 126 dólares
Para cada Xbox 360 vendido, Microsoft perde 126 dólares
A revista BusinessWeek se arriscou a calcular. Primeiro, em 2001, quando a Microsoft lançou o primeiro Xbox, estimava-se que a empresa perdia 125 dólares por unidade vendida - isso dá um prejuízo de 4 bilhões, somando-se todos os milhões de consoles vendidos nestes quatro anos. Como no corrente ano fiscal a Microsoft inteira lucrou nada menos que 44,5 bilhões, o valor parece insignificante. E mais. Como a empresa superou a Nintendo e ficou com o segundo lugar, atrás da Sony, no número de unidades vendidas, os custos foram soterrados pelas comemorações.
Agora, o problema, em termos, se repete. A revista executou a conta por meio da empresa de pesquisa tecnológica iSuppli. Pegou-se um 360 e calculou-se o custo de cada componente eletrônico. A conclusão: o hardware de cada console custa 470 dólares. Ou seja, como o videogame custa 400 na loja (o modelo completo, com disco rígido, não o pelado, que sai por 300), a Microsoft perde 71 dólares para cada 360 vendido.
A fatura fica mais aguda quando a iSuppli junta todos os periféricos que não são, em tese, hardware. Controle sem fio, fone de ouvido, cabo Ethernet, controle remoto universal, componentes de alta-definição, cabos e fonte... O preço de tudo isso vem embutido no valor do console, mas o consumidor não paga nada a mais. Assim, somando tudo, a perda da Microsoft chega ao mesmo valor do Xbox original: 126 dólares.