Uma instalação de arte na convenção de games atualmente em curso em Leipzig, Alemanha, está causando polêmica.

Intitulada Seeing Invaders!, a obra interativa mostra as Torres Gêmeas de Nova York sendo atacadas pelos aliens do clássico game da Taito Space Invaders.

space invaders

None

O game para dois jogadores consiste em impedir os invasores de destruir as torres. Para acionar os canhões basta agitar os braços em frente à tela. O que só se percebe tarde demais é que os esforços são completamente inúteis - as torres serão derrubadas de qualquer maneira.

A montagem do franco-estadunidense Douglas Edric Stanley tem causado reações extremamente negativas. Ao jornal New York Daily News um bombeiro, cujo irmão gêmeo morreu no resgate das vítima dos atentados de 11 de Setembro, classificou a instalação como "nauseante". A resposta emocional, porém, é justamente o que o artista buscava, segundo informou em seu site oficial.

Quem também não está nada feliz é a Taito, que declarou em nota à imprensa que está considerando uma ação judicial conta o autor e a convenção para proteger a sua propriedade intelectual. Isso parece mera pressão para tentar interromper a instalação, já que trata-se de uma manifestação artística que não visa o lucro, normalmente resguardada pelas leis de direito de expressão. Ainda assim, a Taito poderia alegar que a obra ofende as vítimas e seus parentes, entrando numa esfera diferente de processo. É um caso complexo (ainda mais pela exibição acontecer na Alemanha - e estar submetida às leis daquele país). Resta saber se a empresa japonesa levará o caso adiante ou se os organizadores da convenção cederão, removendo a obra de seu espaço.