Héctor Murguía Lardizábal, prefeito da cidade mexicana de Juárez, atacou o novo jogo da Ubisoft, Ghost Recon Advanced Warfighter 2, por mostrar sua cidade como violenta.

1

None

O jogo é ambientado em Juárez e em El Paso, no Texas, no ano de 2014, e mostra uma força da elite dos EUA combatendo rebeldes mexicanos, o que não agradou o prefeito, que já entrou em contato com as autoridades federais do país pedindo ação imediata para que este não chegue às mãos das crianças. Para o político o jogo ultrapassa a fronteira da diversão e, além de trazer uma imagem negativa de sua cidade, encoraja a tensão entre os Estados Unidos e o México.

Embora a Ubisoft não tenha comentado o assunto, a distribuidora já está escolada em chatear autoridades. Em 2004, o governo da Coréia do Norte criticou Ghost Recon 2, no qual seu povo era combatido pelas forças chinesas auxiliadas pela tropa dos EUA. Mais recentemente, o jogo Rainbow Six Vegas foi visto com maus olhos por Oscar Goodman, prefeito de Las Vegas, que achou que o enredo do título poderia trazer danos à economia local.

Ghost Recon Advanced Warfighter 2 foi lançado dia 6 de março de 2007 para o videogame de nova geração Xbox 360, e deve chegar dia 5 de junho para PS3, PSP e PCs.