Depois de anunciar na última quinta-feira que o Revolution, codinome de seu console da nova geração, se chamaria em definitivo Wii, a Nintendo começou a receber as reações mais variadas.

O nome se refere à pronúncia de We, nós em português, e tem tudo a ver com o caráter de família que a Nintendo procura para o videogame - não se limitar a experiências individuais, mas juntar todo mundo diante da televisão para jogar. Os dois is, de quebra, simbolizam os controles em forma de nunchaku que são a grande atração do console. À primeira vista pode parecer um nome esdrúxulo, mas é bem sacado, fácil de gravar e graficamente pode ser bastante versátil. Ah, ii em japonês significa bom.

Segundo o anúncio oficial da empresa, a escolha visa também evitar abreviações e facilitar a pronúncia no mundo inteiro. Together, Wii will change everything (Juntos, nós vamos mudar tudo), proclama a Nintendo. Uma amostra disso tudo pode ser conferida no primeiro vídeo promocional do novo nome. Confira: Vídeo.

As reações dos analistas da indústria dos jogos são distintas, segundo o site GameSpot. Soa como um nome sólido. A chave é manter com uma campanha forte de lançamento para fixar a marca e propagar a mensagem, indica Michael Gartenberg, vice-presidente e diretor de pesquisa da Jupiter Research. Já Michael Goodman, analista sênior de estratégia de mídia e entretenimento do Yankee Group, crê que seja um erro. Eu achava que Revolution tinha muito mais significado. Era uma boa descrição para o console, o controle tem um design revolucionário. Wii não funciona pra mim. Como se pronuncia? Não estou certo de que Wii seja tecnicamente uma palavra, reclama, com certa ranhetice.

Mas Goodman depois se defende. A Nintendo está construindo tudo do zero em termos de criar uma marca. Veja o Xbox 360 - eles estão pegando o âmago da marca Xbox e atualizando-a para um novo produto. Como o PlayStation 3, que ainda tem os atributos da família PlayStation, argumenta, citando os consoles concorrentes da Microsoft e da Sony, respectivamente. Outro analista, que falou sob anonimato, diz que a Nintendo demorou demais para substituir o codinome de trabalho, dando tempo, mais de um ano, para que ele se fixasse na cabeça das pessoas - movimento prejudicial ao produto.

Michael Pachter, da Wedbush Morgan Securities, faz um balanço entre o humor e a sensatez. Minha reação inicial, claro, foi achar que o nome era idiota. Entretanto, depois de refletir, pensei que o nome Game Boy também era idiota, Xbox é um nome realmente idiota, e mal posso lembrar da minha reação diante de PlayStation. Convenhamos, nomes legais como Dreamcast e Gizmondo só fracassam, e os nomes bestas fazem sucesso. Nessa linha, Colin Sebastian, analista sênior de pesquisa para internet e entretenimento interativo da Lazard Capital Markets, completa: O sucesso do console terá muito mais a ver com a qualidade dos jogos e a própria jogabilidade.

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