À medida que se aproxima a data de lançamento do Xbox 360, prometida para 22 de novembro, a Microsoft se diz mais e mais convencida do sucesso de seu console de última geração. O diretor financeiro da divisão de entretenimento, Bryan Lee, prometeu vender nada menos que 3 milhões de unidades em três meses. Isso dá, mais ou menos, 23 por minuto.

Foi durante a Harris Nesbitt Media & Entertainment Conference que Lee se empolgou. "Eu estou muito orgulhoso de anunciar que acreditamos, nos primeiros noventa dias, alcançar a venda de 2,75 a 3 milhões de unidades mundialmente", disse. Em dólares, segundo ele, calculando hardware e software, isso deve se traduzir em 1,5 bilhão de dólares. "Não consigo pensar em muitos outros, aliás em nenhum outro produto que teve um lançamento inicial batendo a faixa de 1,5 bilhão em noventa dias."

O anúncio otimista surge num momento em que analista prevêm um começo devagar para o console. Como a Microsoft, na sua pressa de lançar logo o videogame, ainda não confirmou quais serão os jogos disponíveis, essa incerteza pode esfriar a estréia. Mike Wallace, do banco de investimento UBS, baixou de 2,5 para 1,5 milhões de unidades seu cálculo das vendas em 2005.

Os requisitos tecnológicos exigidos para rodar o 360 com força total também podem empatar o lançamento. Lee falou maravilhas da chamada HD Era, o novo tempo das televisões de alta definição. "Esse é realmente o futuro das telas. Hoje há milhões delas lá fora e as projeções dizem que em 2008 teremos mais de 100 milhões no mundo todo". Justamente esse é o ponto: 2008 ainda é futuro, e o dia 22 está logo aí.

Como a Microsoft anabolizará os lucros? Lee aposta em propaganda dentro de games. "Nós atualmente temos um par de jogos de Xbox nas prateleiras com anúncios dentro. Sentimo-nos bastante empolgados com os comerciais como uma oportunidade de crescimento para o mercado". Segundo o executivo, a propaganda pode até diminuir o custo dos consoles. "Em mercados fora da América do Norte, consumidores podem não se acostumar a pagar 50 dólares por um software e 200, 300 ou 400 por um equipamento - e um modelo de anúncios pode ser um meio de fazer a economia trabalhar a serviço de todos."