A Entertainment Software Association anunciou que a maior feira de games do mundo, a Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, vai diminuir em 2007. Em termos oficiais, evoluirá a um evento mais íntimo focado em encontros e atividades personalizados. Em bom português, a festa acabou.

Em maio deste ano, em Los Angeles, uma das cenas que marcaram a E3 2006 foram as longas filas de profissionais da área e curiosos esperando para testar os consoles da próxima geração e os jogos do momento. Não é mais necessário ou eficiente termos um megashow de uma única indústria, explicou o presidente da ESA, Doug Lowenstein, em comunicado oficial. Redirecionando a um evento mais centrado, acreditamos que poderemos fazer um trabalho melhor de servir os nossos membros e a indústria como um todo.

Os membros da ESA, no caso, são os gigantes do setor, como Nintendo, Microsoft, Sony, Activision, Atari, Eidos, Ubisoft, Namco, Sega, Take-Two, Lucasarts e Eletronic Arts, num total de 26 companhias. Rumores dizem que a decisão dos membros tem fundo financeiro. Só o aluguel de um estande no Los Angeles Convention Center sai para cada exibidor por 12 milhões de dólares. Fica entre 50 e 70 milhões o custo adicional de pessoal, hotel, transporte, sem contar as elaboradíssimas apresentação que parecem shows para arquibancadas.

O novo modelo da E3, além de redimensionado, deve passar por outras transformações. A nova data do evento deve ser julho e até o nome pode mudar. Los Angeles, porém, segue como sede. A nova E3Expo tomará forma nos próximos meses. Queremos manter o senso de empolgação. O novo evento assegura que haverá um meio mais efetivo e eficiente para as companhias fazerem a informação chegar à mídia e aos consumidores, disse Lowenstein ao GameSpot.

As companhias da área também se pronunciaram oficialmente. Nos últimos 12 anos, a indústria cresceu e amadureceu, e é ótimo ver o show evoluindo para encontrar as necessidades da indústria, diz o texto da Microsoft. Já a Nintendo - a gigante que mais se beneficiou com o agito na E3 2006 - foi dispersiva: A Nintendo está encaminhando todas as questões relativas à E3 para a ESA. A Sony, diplomática: Como membro da ESA, apoiamos a decisão do conselho de desenvolver outros tipos de eventos.