Como é que a imaginação dele inventa orelhas decepadas contando histórias no meio da grama? Meditação transcedental. Pode não ser o segredo de David Lynch, mas é um deles.

Como disse à imprensa no ano passado, o diretor de Veludo Azul e Inland Empire pratica meditação transcendental há mais de 30 anos. E está relatando em livro como é sua técnica e a relação dela com seu trabalho.

O livro, Catching the Big Fish: Meditation, Consciousness, and Creativity (Pegando o Peixe Grande: Meditação, Consciência e Criatividade), foi lançado no fim de dezembro lá fora. Lynch, neste momento, está em turnê por cidades norte-americanas promovendo-o junto à sua fundação, a David Lynch Foundation for Consciousness-Based Education and Peace (Fundação David Lynch pela Educação e Paz Baseadas na Consciência), que levanta recursos para pesquisas e divulga sua visão.

As ambições de Lynch não são nem um pouco modestas. Através da meditação, ele quer trazer a paz mundial. Sua fundação visa criar sete palácios da paz espalhados pelo mundo, tendo em cada um 8.000 pessoas (assalariadas) praticando meditação constantemente para trazer paz à Terra. Ele já levantou mais 1 milhão de dólares em doações para o projeto - mas o custo total previsto é de 7 bilhões.

Lynch esteve em Nova York na semana passada e em Washington no último domingo. Sua próxima e última conversa com o público se dará no Kodak Theatre de Los Angeles (mesmo salão onde acontece o Oscar) no próximo domingo, dia 21.

Quer ser uma das milhares de pessoas que vai entoar mantras por Lynch nos palácios da paz? Comece por www.davidlynchfoundation.org.