A Black Phoenix Alchemy Lab, um laboratório norte-americano especializado em produzir perfumes "de tons românticos, dark e góticos", está vendendo essências baseadas em personagens do escritor britânico Neil Gaiman.

1

None

Os perfumes são criados a partir das descrições de Gaiman em seus livros, e de um pouco de imaginação dos perfumistas. São seis frascos, baseados nos personagens de Deuses Americanos e Filhos de Anansi.

Bilquis, a deusa/prostituta de Deuses Americanos, por exemplo, tem uma mistura de mel, mirra, lírios-do-vale, rosas, folha de figueira, amêndoas, maçã e almíscar. Mama-Ji, do mesmo livro, tem cheiro de especiarias, gengibre, noz-moscada e flores. Já Mr. Nancy, o pai dos Filhos de Anansi, cheira a biscoitinhos açucarados com rum, tabaco e lima.

As criações perfumadas custam 25 dólares cada - em frascos de 5 ml. O dinheiro arrecadado com as vendas vai para o Comic Book Legal Defense Fund, organização dos EUA que paga custos legais para criadores de quadrinhos em casos de defesa do direito de expressão.

A Black Phoenix - que ainda tem linhas de perfumes baseados em Shakespeare, H.P. Lovecraft e Alice no País das Maravilhas - infelizmente não vende seus produtos para o Brasil.