Há alguns dias, o órgão responsável pela classificação etária de produtos de entretenimento na Austrália baniu do país a adaptação de Cães de Aluguel para os videogames. Agora eles explicam o porquê.

O Office of Film and Literature Classification indica: cenas de tortura, violência e algum bullet-time são os responsáveis. O jogo de ação e tiro da Eidos não conseguiu ficar dentro do MA 15+ (indicado para maiores de quinze anos), a mais alta classificação aplicável nesse caso (filmes indicados a adultos podem ser classificados até dezoito anos).

O departamento detalhou o que lhe incomodou - e já deve ter gente coçando os dedos para pegar o jogo nas mãos por conta disso.

Os jogadores (participantes de um assalto a banco) podem literalmente explodir as cabeças de reféns e policiais, assim como executar reféns com tiros a queima-roupa na cabeça;

Usando uma série de chamados movimentos exclusivos de tortura, os jogadores podem usar diferentes meios de tortura com reféns e, com isso, fazer com que policiais baixem suas armas. Meios como bater com o revólver na cabeça (com evidente jorro de sangue), queimar os olhos de um refém com cigarro até que eles gritem e morram, e cortar os dedos de um refém;

Ao invés de fazer reféns o jogador pode escolher um cenário mais violento, onde um tiroteio em câmera lenta ocorre, acentuando a violência.

A Eidos não questionou o banimento. A Atari Australia, que publicaria o jogo por lá, disse que não tentará uma reavaliação.

O filme, sobre um grupo de ladrões num assalto que deu errado, será transportado para os consoles Xbox, PSP, Playstation 2 e aos PCs. A trama seguirá a narrativa do filme e permitirá que os jogadores controlem os cinco personagens principais enquanto eles realizam ações citadas, mas não mostradas, no cinema.

A produção da Eidos britânica terá a trilha sonora completa do longa-metragem e deve chegar às lojas em agosto próximo.