J. K. Rowling atualizou seu site oficial para responder aos críticos. Em uma mensagem anterior, a autora lamentou o culto à magreza e criticou as modelos, declarando-se preocupada com o mundo em que suas duas filhas vão crescer. A declaração reflete a preocupação de vários especialistas em todo o mundo, que vêem os números de casos de anorexia aumentarem assustadoramente entre as mulheres, e que já atinge crianças de nove anos, idade em que as meninas deveriam estar se divertindo, e não preocupando-se com modelos de beleza.

Além de uma modelo, que garantiu ter várias colegas com formação universitária, vários jornais estamparam críticas contra a escritora. Na opinião de Simon Walters do jornal Mail On Sunday, Rowling foi hipócrita ao criticar o culto à magreza, pois em seus livros todos os personagens gordos são maus. A escritora respondeu apontando o erro desta informação e agradeceu aos fãs que listaram os personagens para provar que a idéia de magro/bom e gordo/ruim não está presente em sua série. Para alegria dos leitores que esperam pelo sétimo livro, a autora informou que usou o tempo em que teria feito a lista para escrever meio capítulo da história.

Além de encerrar a polêmica sobre o peso, Rowling também agradeceu pelas toneladas de papel que recebeu de presente. A autora comentou há algumas semanas em seu diário que não havia encontrado papel para escrever em Edimburgo. Em resposta, fãs enviaram folhas, blocos e cadernos. Alguns enviaram endereços de papelarias instaladas na cidade, incluindo mapas para que a autora localize as lojas. Uma empresa foi além e enviou-lhe vários cadernos com seu nome em relevo. Rowling diz que agora tem papel suficiente para escrever vários livros e que sua preferência por escrever em papel faz com que ela se sinta parte do século XVIII.

Leia mais sobre Harry Potter