A cada dia a tecnologia está mais próxima de nos transformar em super-heróis. E os japoneses parecem ser os mais interessados.

O Centro de Pesquisa em Alta Tecnologia do Instituto de Tecnologia de Kanagawa apresentou recentemente em Nova York sua nova criação, a Stand-Alone Wearable Power Assist Suit (algo como Uniforme Independente de Assistência à Força), uma espécie de exoesqueleto que ajuda o usuário a fazer força.

O projeto foi desenvolvido para ajudar enfermeiros a levantarem pacientes de peso elevado, diminuindo a força necessária pela metade. Os sensores da roupa identificam o esforço realizado pelos músculos dos braços e das pernas do usuário, inflando bolsas de ar que provêem mais força aos membros.

Nas demonstrações durante a feira NextFest, como você conferir ao lado, uma japonesa mirradinha estava segurando halteres que só caras bombados conseguem levantar.

Aí você olha a foto e pergunta: mas e a força pra carregar todo aquele trambolho nas costas? Os japoneses não são burros. Os sensores do uniforme também verificam e provêem a força necessária para o usuário suportar o aparelho.

Por enquanto, a Power Assist Suit tem uma limitação digna de super-heróis: sua bateria dura só meia hora. Pensamos que 30 minutos é tempo suficiente para carregar um paciente de um lugar para outro, disse o pesquisador Hirokazu Noborisaka, um dos responsáveis pelo projeto, à revista LiveScience. Mas futuras adaptações poderão ajudar pessoas mais velhas e paraplégicas a caminhar.